top of page

História de Nova Xavantina

As primeiras notícias da região que hoje compreende Nova Xavantina vêm de meados do século XVII. Bandeiras como a de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, e Pires de Campos percorreram a área por volta de 1660, capturando índios para depois vendê-los como escravos.

 

Estas expedições foram responsáveis pelo surgimento da lenda da Serra dos Martírios, um lugar fantástico indicado por formações geográficas que lembravam os martírios de Cristo, onde haveria muito ouro de superfície. O local descrito pelos bandeirantes nunca foi encontrado, mas rapidamente surgiram pequenas vilas garimpeiras, como a de Araés, ao longo do Rio das Mortes.

Com o fim do ouro de lixiviação, os povoados logo foram abandonados. Somente em 1944, com a chegada da Expedição Roncador-Xingu, começaram a erguer a cidade. Em 28 de fevereiro daquele ano, um dos expedicionários avistou – de cima de um "pau d’óleo", tipo de árvore típica da região – o Rio das Mortes. Em torno desta árvore foi construído o acampamento de Xavantina, nome escolhido pela Expedição em homenagem aos índios Xavantes, habitantes originais do lugar.

Há quem diga que, durante o governo Getúlio Vargas, o lugar foi cogitado como um dos possíveis locais para a construção da nova capital brasileira.

No ano de 1977 existiam na área, duas cidades distintas (às margens do Rio das Mortes) sendo que na margem direita do rio denominava-se a cidade de Xavantina e a margem esquerda Nova Brasilia.

Infelizmente quando iniciou-se a formação da cidade, quando ainda os novos habitantes e a consciência ecológica ainda era primária, muito da biodiversidade foi explorada de modo inadequado, mesmo assim continua imponente sendo com certeza uma das regiões mais exuberantes de nosso planeta.

Localiza-se a uma latitude 14º40'24" sul e a uma longitude 52º21'11" oeste, estando a uma altitude de 275 metros. Sua população segundo senso 2010 é de 19.475 habitantes.

Nova Xavantina fica situada numa região de rara beleza natural, encontra-se numa posição estratégica para o turismo cercada pela Serra do Roncador entre a cidade de Barra do Garças e Nova Xavantina, a cidade é sua principal atividade é a agrocortada pelo Rio das Mortes ou também chamado em sua nascente por Rio Manso, pecuária.

Em questões economicas a cidade possui um centro comercial razoável que serve bem a população, possuindo diversas lojas, desde materiais de construção, supermercados, farmácias, 2 hospitais sendo um municipal e outro privado, possui inclusive construtoras e estabelecimento de arquitetura. Possui um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no qual funciona os cursos de graduação em Agronomia, Biologia e Turismo, o Mestrado Acadêmico em Ecologia e Conservação.

Cidade de rara beleza natural, desencadeando paz de espírito profunda, propiciando saúde corporal e mental para o interessado, já que a natureza é esplendida, expansiva, imponente, exuberante, a pérola da cidade é o Rio das Mortes que passa no meio da cidade e forma prainhas propicias para banho, também é local interessante para pesca, o ar mais puro da região, flora e fauna ampla e extensiva, a gigante biodiversidade possibilita entrar em contato mais profundo com a natureza. Sem dúvidas é um local de futuro promissor nas áreas ecológicas e de sustentabilidade.

 

 

UNIVERSIDADE DE PRIMEIRA

MINERAÇÃO CARAÍBA 

406798_202414973181103_86250372_n.jpg

406798_202414973181103_86250372_n.jpg

1236682_450443971737945_1897267428_n.jpg

1236682_450443971737945_1897267428_n.jpg

Vida Noturna

Praias

    Nova Xavantina tem uma noite aos finais de semana bem agitadas, e repleta de pessoas bonitas. A Cidade é conhecida no Vale do Araguaia, como uma cidade Festeira ( começando o esquenta das baladas na sexta-feira, no aquecimento para a Festa de Sábado e extendendo até o domingo com aquele "Cafézinho na Feira-Coberta" dando continuidade do agito com a galera em algumas das praias mais conhecidas como a praia do "Chiquito". A Cidade tem uma Vida Noturna bem conhecida na região, com deliciosas variedades, de Pizzarias, Restaurantes, Bares e Lanchonetes. A Cidade conta com Distribuidora de Bebidas 24hs para todos os dias do Ano!

    Suas festas tem cobertura por sites locais de noticias e com uma maciço acervo de fotos dos eventos postado nas redes sociais. Nova Xavantina tem anualmente 2 (duas) Festas de Rodeios, com grande atrativo da aréna feita especialmente para este tipo de eventos, incluido um espaço generoso para movimentação de pessoas, e para assistirem Shows de Mega-Estrutura de Nivel Nacional. A cidade noturna encanta a todos e faz naturamente que veio uma vez conhecer, volte por muitas outras vezes prestigiar a "Pérola do Araguaia".

 

    A Cidade de Nova Xavantina, é recheada de belíssimas Praias, As mais conhecidas são as: Praia do Sol, Praia da Lua, Praia do Chiquito, foras as ilhas e propriedades particulares. As praias de Nova Xavantina nos levam à querer passar o dia todo apenas apreciando o que de mais lindo a natureza formou e hoje temos o prazer e pode delas desfrutrar. O Rio das Mortes com seu nome tão assustador, nos leva a refletir o quando não devemos desafiar a natureza e apenas repeita-la, o que ao contrario um dia foi sinônimo de tristeza, Hoje trás alegrimas e lembraça maravilhosas na vida de muitas pessoas, no lazer, no visual, no seu charme inigualável e nas suas deslumbrantes e aconchegantes praias.

    O roteiro de pessoas de diversos estados estão ligados estes lindos locais, pessoas de Brasília-DF, quase todo estado do Goías, São Paulo, Minas Geraís, Rondônia, e entre outros estado Brasileiro e lugares do Mundo, deixam o litoral para vir apreciar as belezas do "Cerrado" do Vale do Araguaia. Como dizem por aqui: "Quem bebe da água do Rio das Mortes, não quer saber de voltar mais de onde veio", e nisso muitos migrantes e imigrantes fizeram da Cidade de Nova Xavantina a sua Segunda ou Única Casa! Nova Xavantina Belezas quase que indiziveís, mas que na pespectiva do olhar nos conta muito sobre elas.

 

O Núcleo de Ensino Superior de Nova Xavantina, UNEMAT – Campus Nova Xavantina foi criado em 1991, pelo decreto lei no. 647 de 23 de setembro daquele ano. O campus tem por finalidade o ensino superior, a pesquisa, a execução de serviços e a extensão universitária, promovendo a divulgação científica, cultural e técnica nos diferentes ramos do saber. Funciona nas instalações de uma antiga Base da Força Aérea Brasileira, dentro de uma Unidade de Conservação (UC) denominada Parque Mário Viana, popularmente conhecido como “Parque da Bacaba”, uma reserva natural com cerca de 480 hectares, criada 27 de dezembro de 1995, onde são desenvolvidas várias atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Campus é um local de rara beleza onde passado e presente se integra a natureza. Atualmente o Campus conta com três cursos de graduação Biologia, Turismo e Agronomia e um Mestrado em Ecologia e Conservação.

O Campus possui a seguinte infraestrutura: Prédio da Administração Central, Quadra Poliesportiva, Cantina e Praça Universitária de Recreação, Prédio da Xerox e dos Centros Acadêmicos dos Cursos de Biologia, Turismo e Agronomia, Casa do Estudante Universitário Feminino e Masculino, quatro blocos de Salas de Aula, Anfiteatro, Biblioteca Regional, Instalações do Mestrado em Ecologia e Conservação, Centro de Ensino à Distância – CEAD, Núcleo de Análise Ambiental, Núcleo Estudos em Sustentabilidade, Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ecologia Humana e Sociedade (LAPEHS), Herbário NX, Laboratórios de Ensino de Química e Bioquímica e Zoologia e Geomorfologia, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Línguas, Laboratório de Solos, Laboratório de Análises de Água, Laboratório de Genética, Laboratório de Ecologia Vegetal, Laboratório Restaurante Cozinha-Escola, Laboratórios de Ictiologia e Limnologia, Laboratório de Criptógamos, Laboratório de Zoologia, Coleção Ictiológica, Laboratório de Entomologia, Laboratório de Extensão Rural, Laboratório de Informática, Laboratório Agência-Escola e Empresa Junior, Laboratório Centro de Hospedagem, Centro de Atividades Complementares e Estágio Supervisionado.

 

A Mineradora Caraíba S/A, já instalada no município de Nova Xavantina e vem gerando centenas de empregos na regiaão.

 

Com matriz no estado da Bahia, a mineradora começou a efetuar pesquisas no município mato-grossense há muitos anos.  Há mais ou menos uma década, existia área de garimpo ilegal nos arredores de  Nova Xavantina.

Hoje essa grande empresa vem impulcionando a geração de empregos na cidade como o comércio local Mineração Caraiba Uma empresa importantissima para Nova Xavantina 

 

 

 

EMPRESAS NOVA XAVANTINA 

Morada do sol.jpg
79534_edited.jpg
vitrini-da-moda-logo.png
objetivo.jpg
936247_153906054789574_1174936128_n.jpg
1378030_248071342013696_1041196701_n_edited.jpg
SUPER CENTERhy_edited.jpg
Logo city lar.png
visual.jpg
hordenhas_edited.jpg
ACADEMIA FITNESS.png
24896f_be8f54e6414d87297f7cb2015f2f8df5.png_srz_321_128_75_22_0.50_1.20_0.png
VIZZON_edited.jpg
Chiquito.png
277894_125627614246460_851427478_o.jpg
RONCADOR FM.png
GELO MINERAL.jpg
Super-Celeiro.png
Logo-Grupo-Parreira.png
Real pax_edited.jpg
995932_175473252631684_194440590_n_edited.jpg

                                                        Um site originalmente  desenvolvido por negociosaraguaia.com @2013

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Jo 3:16

bottom of page